BIODEGRADÁVEIS



Solas 100% Biodegradáveis


Nos últimos anos, vários países têm reconhecido a necessidade de se reduzir à quantidade de materiais plásticos desperdiçados e descartados. Temos assistido em todo o mundo a incentivos e publicidade à reciclagem, mas esta fica limitada porque depende das pessoas, da coleta e da sua própria seleção, atenuando assim os objetivos propostos inicialmente.

Assim, com a urgente necessidade de protegermos o meio ambiente, juntamente com os progressos consideráveis realizados no mundo da tecnologia, novas e inovadoras famílias de materiais plásticos têm sido desenvolvidos, que são facilmente biodegradáveis e são derivados de recursos renováveis. Estes são chamados os bioplásticos.
Representam uma possível solução para a proliferação de artigos feitos a partir de plástico, que são difíceis de reciclar ou eliminar. Os bioplásticos tornaram-se cada vez mais importante nos últimos anos, originando pesquisas que apontam para a substituição dos plásticos convencionais, havendo já segmentos de mercado conscientes dos ganhos ambientais, económicos e sociais resultantes destas medidas, estando mesmo dispostos a pagar mais por um produto não poluidor e amigo do ambiente.

A Vapesol tem o orgulho de entrar neste segmento com o lançamento de modelos concebidos por compostos termoplásticos biodegradáveis macios.

Este projeto enquadra-se num esforço de maior alargamento na cadeia de valor, através de novos produtos que deixam uma parcela maior de valor acrescentado para a empresa. Trata-se de entrar em novos segmentos de mercado, com maior controlo dos canais de distribuição, na medida em que se liberta da concorrência de empresas que competem apenas na gama baixa, pelos preços baixos, pela mão-de-obra barata, sabendo ainda que estamos a contribuir para um mundo mais verde e limpo.





Ciclo de vida de um material Biodegradável


FAQ’s PLÁSTICO  BIODEGRADAVÉL


1. O que são os bioplásticos?
A definição mais aceite é a utilizada pela "Associação Europeia de bioplástico", que define os bioplásticos ou biopolímeros como:
- Materiais plásticos biodegradáveis (tal como definido na norma UNI EN 13432: 2002).
- Materiais plásticos derivados de fontes renováveis de origem natural (também fontes não-biodegradáveis).

2. Quais são as vantagens da utilização de bioplásticos?
Bioplásticos oferecem numerosas vantagens, nomeadamente:
- Vantagens ambientais, porque há uma redução na emissão de gases que causam o efeito estufa e o aquecimento global.
- Vantagens económicas, pois reduzem o consumo de óleo.

3. O que significa "biodegradável" ?
Biodegradáveis significa que uma substância orgânica e alguns materiais sintetizados compostos, podem ser decompostos por microrganismos. De acordo com as normas UNI EN 14046: 2003 e ISO 14855: 1999, para um material ser definida como biodegradável, é necessário que pelo menos 90% do material deve ser submetido a um processo de desintegração e assimilação por microrganismos, e que este deve ocorrer em menos de 6 meses.

4. Em que condições um produto se biodegrada?

O ambiente pode ser composto, terra, água ou ambos, sempre na presença de oxigénio.

Alguns exemplos de solas Biodegradáveis






Faça o download do catálogo em PDF sobre a nossa empresa.


Ficha de Projeto nº 10684